1473790437651.jpeg

Alpha no contexto Católico

Alpha é uma ferramenta que a paróquia usa para evangelizar. Milhares de paróquias católicas, em mais de 65 países ao redor do mundo, estão atualmente organizando Alphas.

O que é Alpha

Alpha compreende 11 sessões introdutórias interativas para a fé cristã, projetadas principalmente para pessoas que são novas para a fé ou que estão longe da igreja. No entanto, Alpha também pode ser usado como um curso de "revisão" para ambos os católicos ativos em sua fé e os católicos que se afastaram dele.

Cada sessão inclui um momento de fraternidade com um jantar (almoço, almoço ou lanche), apresentação de um tema sobre a fé cristã, e participação em pequenos grupos, com opiniões ou ideias geradas pelo tema exposto, onde nenhuma pergunta ou opinião é considerada intempestiva.

O conteúdo do Alpha em um contexto católico, tem o mesmo conteúdo e estilo que em qualquer outro contexto. Alpha é uma apresentação inicial e muito eficaz do núcleo do Evangelho, isto é, o Kerygma. Alpha apenas ensina o que as principais denominações cristãs concordam e, embora não abranja ensinamentos específicos à fé e eclesiologia católicas, o conteúdo do curso é totalmente compatível com ele. Alpha não substitui os programas de catecismo e o curso é mais efetivo como parte de um programa integral de evangelização ou catequese da paróquia.

Quero participar de um Alpha

O primeiro passo é encontrar um Alpha próximo á você.

Quero organizar um Alpha num contexto Católico

Registre-se e obtenha os materiais aqui.

Respondendo ao chamado para a Nova Evangelização através da Missão Continental

"Para o discípulo de Cristo, evangelizar é uma obrigação de amor".

Papa, João Paulo II

Alpha recebeu o apoio de muitos bispos católicos, sacerdotes, religiosos e leigos, que estão buscando responder a este chamado para uma Nova Evangelização. Bispos e párocos têm endossado o Alpha como uma ferramenta para suas próprias e muitas outras paróquias que têm testemunhado muitas vidas transformadas pelo poder do Evangelho.

Dom Octavio Ruiz, Arcebispo, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, participou da Semana Internacional do Alpha em 2011 e destacou a forma como o curso coincide com o apelo a uma nova evangelização.

Suas palavras foram:

"Sem dúvida, no campo da Nova Evangelização, está o buscar novos métodos e novas expressões, para que possamos conhecer Cristo e nos apaixonarmos por Ele... devemos, dentro da igreja, aproveitar esses providenciais instrumentos que o Senhor estabelece, para que possamos caminhar naquela busca por Cristo. (Alpha) é um caminho simples e fácil que tem tido uma belíssima experiência inter denominacional.

"Alpha... Eu acho que é um instrumento providencial, precisamente porque trata de chamar os que estão afastados, indiferentes à sua fé, e através de um método muito simples e humano, de grande fraternidade de amizade, proporciona uma apresentação daquele Cristo que vai gradualmente atingindo o coração...”

"Nós podemos realmente dar-lhe um acompanhamento, uma catequese, um aprofundamento, para que possamos finalmente chegar a uma experiência sacramental. Este é um primeiro passo... um primeiro passo que devemos conduzir sem medo, mas sim com muito entusiasmo, e contemplar os resultados que vão surgindo..."