Vamos nos tornar culturais: 7 maneiras de criar uma cultura de convite em sua igreja

Vamos nos tornar culturais: 7 maneiras de criar uma cultura de convite em sua igreja

 
beth.jpeg

Um convite pessoal está no cerne do alcance efetivo da igreja, mas pode ser difícil convencer sua congregação. Aqui estão sete dicas infalíveis para manter sua igreja animada, equipada e confiante para convidar seus amigos e familiares para explorar as bases do cristianismo.

Greg+Murray+from+UniHill+Church.jpeg

Da América à Austrália, um desafio comum para os líderes da igreja de todo o mundo é como motivar os membros a sair e convidar pessoas para o Alpha. Então pedimos a Beth da Vintage Church LA e ao Greg da Unihill Church, em Melbourne, para compartilhar sobre como eles abordaram esse desafio, e ouvir sobre como eles desenvolveram não apenas um hábito, mas uma cultura de convite.

 

1. Comece com o porquê

Como Simon Sinek diz, se você quer que as pessoas comprem o que você faz, elas precisam acreditar no porque de você fazer isso. Não é diferente com o Alpha. Se você quer deixar sua congregação animada para convidar seus amigos para o Alpha, eles precisam entender porque de a igreja o estar organizando - para compartilhar o evangelho e apresentar as pessoas a Jesus. Na Igreja Vintage, eles passam o tempo nos encontros de domingo compartilhando histórias do Alpha e explicando o impacto que isso pode ter na vida das pessoas. “Também mostramos vídeos na frente,” diz Beth “para que as pessoas saibam para onde estão indo e para o que estão convidando as pessoas.” Na Igreja de Unihill, Greg dedica os sermões de Domingo inteiros ao assunto do convite.

 

2. Fique à vontade com o “Não”

Um dos maiores desafios do desenvolvimento de uma cultura de convite é superar o medo da rejeição da própria congregação, diz Greg. “Se eu convidar meu amigo e ele disser ‘Não,’ o que eu digo depois disso? Enquanto essa rejeição inicial pode ser suficiente para impedir que as pessoas perguntem novamente, Greg toma as medidas práticas de falar à sua congregação através de uma resposta saudável e útil. “Nós os treinamos para dizer coisas como ‘Talvez da próxima,’ ou ‘nós realizamos o curso regularmente, então me avise se em algum momento estiver interessado.’ Esta garantia de que um “não” não será o fim do mundo pode ajudar a dar a coragem necessária para convidar um amigo para o Alpha.

Esta garantia de que um “não” não é o fim do mundo pode ajudar a dar a coragem necessária para convidar um amigo para o Alpha.
 

3. Realize eventos sociais descontraídos

É muito mais fácil convidar as pessoas para uma noite divertida do que para um culto ou missa. Algumas semanas antes do início do Alpha, a igreja de Greg organiza um pequeno festival de comédia durante duas noites. “Os membros da congregação podem convidar seus amigos que não estão prontos para ir à missa ou culto - mas estão prontos para uma noite de comédia.” No evento, um comediante cristão faz uma pequena exposição do evangelho como parte da apresentação, e é aí que Greg faz um gancho rápido para o Alpha e distribui convites personalizados. “Através desse show tivemos um bom número de pessoas que vieram para o Alpha,” ele diz.

 

4. Não faça a pergunta grande demais

fire2.jpg

A perspectiva de ingressar em um curso de onze sessões pode parecer assustadora para qualquer um - o comprometimento de tempo por si só pode ser uma saída para possíveis convidados. No entanto, ao pedir aos convidados que experimentem, e em seguida, decidam sobe o convite para o Alpha, de repente se torna menos intimidador, tanto para o convidado quanto para o convidador, “apenas nos concentramos em levar as pessoas para as primeiras semanas,” diz Greg. Na Igreja Vintage, a equipe de Beth divide o convite em dois lotes: “Convidamos os convidados para um curso de seis semanas,” ela explica, "então, por volta da quinta semana, damos a eles a opção de continuar por mais cinco semanas, se quiserem. Descobri que, ao fazer isso, as pessoas se tornaram muito mais propensas a se inscrever e aparecer.

 

5. Equipe sua congregação

Pode ser uma coisa vulnerável convidar alguém para o Alpha, então qualquer ajuda que você der aos seus membros pode fazer toda a diferença. Na Igreja Vintage, eles criaram um aplicativo onde incluem leitura recomendada, podcasts úteis e até mesmo áudio de palestras anteriores. “Se você pode dizer ‘ouça isso, ou leia isso,’ então estarão muito mais dispostos a experimentar o Alpha.” Se criar um aplicativo é algo fora da realidade da sua igreja, não se preocupe, a solução não precisa ser alta tecnologia ou algo caro - simplesmente fornecendo alguns materiais impressos ou investindo em alguns livros para emprestar, pode ser o suficiente para encorajar um convite.

 

6. Conheça o seu público (adapte o Alpha)

É sempre uma boa ideia adaptar o ambiente do seu Alpha para atrair o seu público - e isso fará com com que um convite pessoal seja muito mais fácil de ser oferecido. Por exemplo, na Igreja Vintage, eles organizam sessões com degustação de vinhos e até degustação de comidas! Se você estiver executando o Alpha com jovens, poderá trabalhar para incluir um jogo de esportes na sessão ou basear o curso em um passatempo compartilhado. Qualquer que seja o ajuste que você fizer no seu Alpha para torná-lo mais atraente para os convidados, também tornará o convite mais natural!

 

7. Faça da sua primeira noite uma noite de lançamento

“O convite para a nossa primeira noite é mais como um convite para um evento,” explica Beth. Eles imprimem convites especiais que entregam a toda a igreja apenas na primeira noite. “Nosso objetivo é tornar o mais fácil possível para a nossa congregação convidar seus amigos - e descobrimos que as pessoas virão apenas para participar de um evento bacana e conhecer novas pessoas,” explica Beth. Como qualquer noite de lançamento, eles tentam torná-lo divertido, com um bar, música ao vivo (não-cristã) e um ambiente descontraído. Quem não convidaria seus amigos para uma noite assim?

Um convite pessoal pode ser uma coisa poderosa! Tente estas sete dicas e torne o convite parte da cultura da sua igreja.

Find an Alpha near you

Try Alpha

Find out more about Alpha

Learn more