9 maneiras testadas e aprovadas para tornar o Alpha mais divertido

9 maneiras testadas e aprovadas para tornar o Alpha mais divertido

Profile.jpg

Procurando ideias sobre como tornar seu Alpha o mais divertido possível? Podemos te ajudar. Aqui estão nove dicas de Dave Larlee, do Texas que manterão seus convidados envolvidos, entretidos e sempre voltando aos encontros.

Tendo executado quarenta e dois Alphas - doze deles em sua atual casa no Texas - Dave Larlee é um expert em Alpha! A partir de sua experiência em All Saints, Dallas, buscamos nove dicas sobre como promover a diversão...

 

1. Vá às compras!

Em uma cidade com mais estudos bíblicos que cafeterias, Dave queria diferenciar o alcance da igreja. Tendo inicialmente executado o Alpha no precário porão de seu prédio, Dave percebeu que era fundamental enquadrar o curso em um ambiente que fosse divertido. “Não queríamos que o Alpha fosse sinônimo de ir à igreja”, ele explica. “Queríamos que fosse mais algo como: ‘Por que você não vem para uma noite divertida conosco?’ Então começamos a procurar um local onde os convidados se sentissem mais á vontade.”

 

2. Rompa expectativas

Que melhor lugar para convidar amigos para uma noite fora do que uma adega? Não existem muitos. Foi ali que Dave e sua equipe decidiram realizar o Alpha. “De repente, tudo começou a mudar de forma positiva. Quando a primeira pergunta que você faz às pessoas é ‘vermelho ou branco’, elas são pegas de surpresa, porque aqui em Dallas isso é bastante contra cultural. Depois de três cursos sendo executados no porão, aumentamos e, mais uma vez, buscamos um local que fosse igualmente atraente para nossos convidados!”

 

3. Faça cada centavo contar

Não há duas maneiras, os processos de economia e gestão de orçamento não deixam muitos de nós empolgados - mas, se você sabe o que tem e como pode gastá-lo, um pequeno orçamento pode ser um longo caminho! “Eu tenho alguém na minha equipe que sabe que, por US$ 10 por cabeça, podemos fazer isso, por US$ 12 nós podemos fazer aquilo,” explica Dave, e eles não pararam por aí, levaram a pesquisa para o fluxo de negócios. Saíram em uma Terça-feira à noite na cidade para encontrar o local certo, pechinchar no preço e administrar o melhor Alpha possível, dentro de seu orçamento.

 

4. Faça grande ou vá para casa

E291820B-4EE7-439A-9890-A1525C05A388.jpg

Um dos membros da equipe de Dave é planejador de eventos e, quando a adega ficou lotada, ele sugeriu um local onde ele havia recentemente hospedado um evento de arrecadação de fundos. O local era uma das casas noturnas mais populares de Dallas e, apos organizar um Alpha na sala de eventos, eles alugaram todo o clube. “O nosso teto saltou de 65 convidados – o maior que nós já tivemos - para 110 no curso que acabamos de terminar. Acabamos de começar!”

 

5. Seja convidativo

Uma cultura de convite é essencial para um evangelismo eficaz. Em All Saints Dallas, eles estão fazendo um esforço consciente para encorajar sua congregação a se sentirem à vontade para convidar seus amigos. "Percebemos que a igreja é muito acolhedora, no entanto, acolher não significa convidar." A solução? Três anos atrás, eles organizaram a festa de Natal anual da igreja onde os membros podiam convidar seus amigos e todos poderiam se divertir juntos. “É dada aos nossos membros a confiança de que eles podem convidar seus amigos para um evento da igreja e isso será bom.”

Para os convidados, um evento social antes do Alpha pode informá-los sobre o curso e dar uma pequena amostra do que esperar.
 

6. Faça da diversão parte da cultura da igreja de forma mais ampla

Para Dave e sua equipe, a cultura da diversão é mais profunda que o Alpha. Ele descreve os três principais valores que eles endossam como ‘Ame, ouça e divirta-se.’ “Não executamos muitos programas, mas realizamos muitos eventos. Por exemplo, não temos uma turma de recém-chegados, mas temos uma Happy Hour de recém-chegados,” explica ele. O objetivo é garantir que todos os eventos da igreja sejam agradáveis e em um local onde as pessoas queiram vir.

 

7. Experimente a Série Alpha

Há muitas maneiras diferentes de organizar o Alpha - com palestras ao vivo, bate-papos através de vídeo ou com a Série Alpha. Em All Saints, Dallas, decidiram mostrar a série de filmes para uma nova abordagem. A série de episódios leva os convidados a uma viagem pelo mundo, com uma mistura de histórias, animações e entrevistas que exploram sempre uma questão diferente em torno do cristianismo. Saiba mais aqui sobre a Série Alpha.

 

8. Conecte-se fora do curso

Como parte do curso Alpha, Dave e sua equipe realizam um Dia ou Fim de Semana em Alpha, onde o grupo passa tempo junto. Mas o que eles também fazem é convidar a todos para um pós-festa à noite, fora da estrutura do curso. É uma oportunidade de divertir-se e socializar em conjunto, sem um programa definido.

 

9. Mantenha ex-convidados envolvidos

IMG_1617.jpg

Uma equipe apaixonada e empolgada por estar envolvida com o Alpha pode fazer toda a diferença! Em All Saints, é um requisito que todos que ajudam já tenham experimentado o curso. “Se alguém gostou, muitas vezes os convido a voltarem como ajudantes,” explica Dave. Se você forma uma equipe com pessoas que sabem o que é experimentar o Alpha, ela pode ajudar a diminuir a distância entre ajudantes e convidados e levar a grandes amizades.

Como líder, você pode definir o tom de quão envolvente e acolhedor Alpha pode ser. A experiência de Dave é um lembrete de que gastar tempo com foco em escolher o local, a comida, o formato do curso e os membros da equipe que ajudam a executar o Alpha, capacita você e sua equipe a tornar o Alpha uma experiência divertida para os participantes.

Find an Alpha near you

Try Alpha

Find out more about Alpha

Learn more